domingo, 6 de junho de 2010
Adulto e Idoso
A fase adulta em geral é uma fase mais estável, sem muitas mudanças biológicas, o indivíduo normalmente já tem sua identidade formada, sabe o que quer, tem objetivos mais concretos e vive em função de realizá-los, como por exemplo casar, ter filhos financeiramente, entre outros.
Já o envelhecimento é um processo de mudanças em todos os aspectos, biológico, psíquico e social. Todos os sistemas sofrem uma deteriorização, é um processo constante, mas cada sistema em um ritmo difernte, alguns antes, outros depois, muda de pessoa para pessoa, influenciado por fatores genéticos, nutricionais, ambientais, sociais, etc. Segundo HERNANDERS, 1999... O processo de envelhecimento implica modificações fisiológicas, psíquicas e sociais, as quais se refletem no desempenho motor e na capacidade do indivíduo de cuidar de si mesmo, atuando diretamente na sua qualidade de vida. De acordo com Guimarães et al. (2004), as perdas funcionais evidenciadas durante o processo de envelhecimento, dificultando aos idosos tanto a realização de atividades de vida diária (AVDs) como tomar banho, vestir-se, alimentar-se, realizar higiene pessoal, quanto a execução de atividades instrumentais de vida diária (AIVDs), como preparar refeições, ter autonomia financeira, arrumar a casa, tomar remédio, fazer compras, usar transporte coletivo, usar telefone e outras atividades do cotidiano.Perdas físicas como diminuição da audição, visão, força e da precisão manual acabam prejudicando a execução das tarefas, levando à dependência e possível isolamento. A viuvez, a aposentadoria com redução de ganhos, o afastamento dos filhos, a morte de familiares e amigos, a solidão são alguns dos fatores agravantes para os sintomas depressivos(CARVALHO; FERNANDEZ, 2002).
No Japão o idoso é muito respeitado, tem uma papel importante na sociedade, e é considerado referência, por sua sabedoria e experiências de vida. Já no Brasil, infelizmente o idoso ainda é visto na maioria das vezes como um inválido, e só tem algum papel importante na sociedade se tiver boas condições financeiras, caso contrário, acaba sendo isolado e esquecido. Fatos como estes devem ser repensados, tendo vista que a população geriátrica brasileira está aumentando cada vez mais, devemos dar atenção especial aos idosos, visando a qualidade de vida e inlusão social.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário