domingo, 11 de abril de 2010
1° Infância (0-6 anos)
É neste período que ocorrem as maiores e mais rápidas modificações no desenvolvimento neuropsicomotor. Para que esse desenvolvimento ocorra efetivamente vários fatores irão influenciar, nutricionais, sociais, econômicos e afetivos. Quando recém-nascida a criança necessita extremamente da presença da mãe, a alternância de sua presença, o intervalo entre uma mamada e outra passam a fazer parte da vida da criança e gradativamente os ritmos de sono, alimentação e excreção vão se estabalecendo. Nesta fase a criança é muito egocêntrica e a maior relação que estabelece é com a mãe, aos poucos ela começa perceber que tem que dividir a atenção da mãe com outras pessoas, como pai, irmãos e começa a estabelecer relação com outras pessoas, mas o egocêntrismo permanece ainda muito forte.
As habilidades motoras são globais (grandes grupos musculares), grosseiras, não tem ainda o controle para executar tarefas que exijam habilidades motaras finas(pequenos grupos musculares), na aprendizagem é importante utilizar ludicida e a imaginação, é essencial os estímulos como músicas, simbolos e a motivação, é importante perceber o ritmo de cada criança e se adaptar a maneira como cada uma reage, explorar movimentos fundamentais como girar, pular, bater palmas etc.
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